Copa do Mundo

Uniformes e arbitragem para Alemanha x Argentina

7/12/2014 04:25:00 PMReginaldo Júnior

UNIFORMES

Seleções repetem camisas da última vez que decidiram a Copa, na Itália, em 1990

Sai o Estádio Olímpico de Roma, entra o Maracanã. Mas a vestimenta das seleções finalistas da Copa do Mundo será a mesma. Alemanha e Argentina entram em campo neste domingo, às 16h (de Brasília), no Rio de Janeiro, com as cores da decisão do Mundial de 1990, na Itália. Mandantes, os alemães jogarão com a camisa branca pela quinta vez, e os argentinos estreiam a sua camisa azul no Brasil.

Thomas Muller comemora gol da Alemanha contra Portugal (Foto: Agência Reuters) 
De branco, Thomas Müller comemora gol na estreia da Alemanha, contra Portugal (Foto: Agência Reuters)

A Alemanha, assim, "deixa" de lado a camisa rubro-negra usada na vitória sobre os Estados Unidos (1 a 0) e no massacre na seleção brasileira (7 a 1). O modelo azul lançado para a Copa foi usado apenas uma vez pela Argentina, na vitória por 3 a 0 sobre Trinidad e Tobago em amistoso realizado no dia 5 de junho – em 1986, no México, na primeira vez em que decidiram o título mundial, os sul-americanos entraram em campo com a sua tradicional camisa azul e branca, e os europeus atuaram de verde.

Messi jogo amistoso Argentina x Trinidad e Tobago (Foto: AFP)Messi e a camisa azul 2014 da Argentina no amistoso contra Trinidad e Tobago (Foto: AFP)

ARBITRAGEM

Nicola Rizzoli é o árbitro da grande final

Nicola Rizzoli é o árbitro da grande final
© AFP

Em 1990, Alemanha e Argentina protagonizaram a final da Copa do Mundo da FIFA™ na Itália. Vinte e quatro anos mais tarde, caberá justamente a um árbitro italiano comandar o mesmo encontro na decisão da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™. Nicola Rizzoli, arquiteto de 42 anos nascido em Bolonha, será o responsável pela condução da partida que definirá o campeão do torneio. Rizzoli já apitou três partidas na competição: os duelos entre Espanha e Holanda e Nigéria e Argentina, pela fase de grupos, e a partida entre Argentina e Bélgica pelas quartas de final. 
 
Rizzoli iniciou sua carreira internacional em 2007. O italiano arbitrou as finais das duas principais competições europeias de clubes: Atlético de Madrid x Fulham na decisão da Liga Europa 2010 e o duelo entre Bayern de Munique e Borussia Dortmund pela Liga dos Campeões da UEFA 2013.

Em 2011, Rizzoli foi designado para a Copa do Mundo de Clubes da FIFA, onde supervisionou dois jogos. Em 2012, comandou Espanha x França pelas quartas de final da UEFA EURO 2012 e outros dois jogos no mesmo torneio. No ano passado, estave na Copa do Mundo Sub-20 da FIFA, na Turquia, onde arbitrou duas partidas.

Rizzoli será auxiliado por seus compatriotas Renato Faverani e Andrea Stefani, ambos de 44 anos. O quarto árbitro será Carlos Vera, do Equador. Nicola Rizzoli será o terceiro árbitro italiano na história da Copa do Mundo da FIFA™ a arbitrar uma final, depois de Sergio Gonella em 1978 e Pierluigi Collina em 2002.

Fonte: Globo Esporte e Portal da FIFA

You Might Also Like

0 comentários

Não é Permitido Palavrões!!!







.